ORGANIZAÇÃO PARA A HARMONIZAÇÃO
EM ÁFRICA DO DIREITO DOS NEGOCIOS
Benin Burkina Faso Cameroon RCA Comores Congo Ivory Coast Niger Senegal Guinée Conakry Equatorial Guinee Mali Gabon Guinée Bissau Democratic Republic of Congo Chad Togo

Jornada OHADA em Paris

First Text Paris, 12 de Dezembro de 2018
Second Text Jornada OHADA em Paris
url http://www.ohada.org/index.php/pt/actualite-pt/dernieres-nouvelles-pt/2915-jornada-ohada-em-paris

Paris, 12 de Dezembro de 2018 

No qiadro da comemeoração do 25º aniversário da Organização para a Harmonização em África do Direito dos Negócios (OHADA), a Ordem dos Advogados de Paris, a Comissão aberta internacional, Convergência África e a Organização Internacional da Francofonia (OIF) organizzrm a primeira edição da Jornada OHADA de Paris no Auditório Louis-Edmond PETITI da Casa da Ordem, sob o tema: "Arbitragem e a mediação no espaço OHADA".

Nela participaram, à convite da Sra. Marie-Aimee Peyron, Bastonária de Paris, o Professor C. Dorothe SOSSA, Secretário Permanente da OHADA, o Sr. Cesar Apollinaire ONDO MVE, Presidente do Tribunal Comum de Justiça e Arbitragem (CCJA) e o Dr. Boubacar Sidiki DIARRAH, Diretor de Assuntos Jurídicos da Organização. O Dia da OHADA em Paris registou a presença de uma centena de participantes, entre os quais o Presidente da Comissão Nacional da OHADA da Guiné-Conakry, o Presidente do Clube da OHADA de Bordéus, os Advogados das Ordens de Paris, Bordéus, Montpellier e de alguns Estados membros da OHADA, representantes da comunidade empresarial, estudantes e investigadores.

O Bastonário de Paris agradeceu o Secretário Permanente da OHADA e o Presidente da CCJA pela sua presença efetiva noa Jornada da OHADA em Paris. Ela recordou o compromisso da Ordem dos Advogados de Paris para com a causa da  OHADA e elogiou os méritos desta Organização que é o orgulho da África. Ela ressaltou que, após o recente Campus d'Abidjan, a Ordem dos Advogados de Paris decidiu organizar o presente encontro em Paris, para mostrar a importância que sua instituição atribui à OHADA. Ela agradeceu a OIF pelo seu apoio financeiro para a organização desta jornada.

Falando, o Senhor André BARRY, representante do Diretor de Assuntos Políticos e Governação Democrática da OIF, agradeceu no foro de Paris pela sua disponibilidade e a delegação da OHADA pela sua participação qualitativa najornada OHADA de Paris. Ele reafirmou o compromisso da OIF de apoiar as ações da OHADA e da Ordem dos Advogados de Paris.

No seu discurso, o Secretário Permanente recordou a gênese da OHADA e a missão atribuída à Organização: garantir a segurança jurídica das atividades económicas, à fim de estimular o investimento e criar um novo pólo de desenvolvimento em África. Ele enfatizou que a profunda reforma dos sistemas jurídicos dos Estados membros empreendida pela OHADA está dando os seus frutos tanto em termos da lei substantiva aplicável às atividades económicas, quanto à melhoria dos sistemas de resolução de diferendos. A recente atualização da direito OHADA sobre a resolução alternativa de litígios, acrescentou, tem a mesma filosofia.

Vários temas ricos e variados foram, em seguida, então abordados em mesas redondas: a arbitragem e a mediação OHADA, as inovações da reforma, os desafios e perspetivas de arbitragem e mediação OHADA, os papéis de juíz estatal e do CCJA na arbitragem, os desafios e perspetivas da arbitragem de investimento animaram, assim, as  discussões entre painelistas e participantes. Nesta ocasião, o Presidente do CCJA destacou as razões da reforma, mas também os pontos fortes e inovações dos novos textos adotados pela OHADAem matéria de arbitragem e mediação.

Antes da cerimónia de encerramento dos trabalhos, os participantes aclamaram o Secretário Permanente da OHADA pela sua liderança exemplar e as realizações conseguidas durante seus dois mandatos sucessivos como chefe da prestigiada organização panafricana, cujo prestígio internacional e sucesso planetário ele soube impulsionar.

A primeira edição da Jornada OHADA de Paris foi uma oportunidade para os profissionais do direito, os atores económicos e académicos francêses poderem debater sobre as vantagens e perspetivas daarbitragem e da mediação OHADA. Esta iniciativa conjunta da Ordem de Advogados Paris e a OIF, que vem depois da jornada OHADA de Lyon, permitiu medir novamente o forte interesse que o modelo de integração jurídica da OHADA suscita para além das fronteiras do continente africano.

O Secretário Permanente manifesta a sua profunda gratidão aos organizadores e à todos os participantes, pelo seu compromisso renovado para com a OHADA.

O Secretário Permanente,

Prof. Dorothé C. SOSSA

Image
Benin Burkina Faso Cameroon RCA Comores Congo Ivory Coast Niger Sénégal Guinée Conakry Equatorial Guinee Mali Gabon Guinée Bissau Democratic Republic of Congo Tchad Togo >>>>>>>>>>