ORGANIZAÇÃO PARA A HARMONIZAÇÃO
EM ÁFRICA DO DIREITO DOS NEGOCIOS
Benin Burkina Faso Cameroon RCA Comores Congo Ivory Coast Niger Senegal Guinée Conakry Equatorial Guinee Mali Gabon Guinée Bissau Democratic Republic of Congo Chad Togo

Novos campos normativos

Por Decisão nº0011/2011/CM/OHADA, de 17 de junho de 2011, alterada por aquela que comporta o nº02/2013/CM/OHADA de 14 de Junho de 2013, o Conselho de Ministros instruiu o Secretário Permanente no sentido de realizar estudos convista à avaliar a viabilidade e a pertinência de extender o direito OHADA às seguintes matérias: factoring (cedência de créditos), leasing (locação financeira), franquias, subcontratação,consórcio, mediação, contratos de parceria público-privada, resolução de conflitos de leis e circulação de documentos públicos.

Reunido em Ouagadougou (Burkina Faso) à 13 de Outubro de 2013, a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, já tinha, além disso, previsto a adopção de Actos uniformes em novas matérias referidas.

No cumprimento dessas Altas Instruções, o Secretariado Permanente encomendou estudos, cujos relatórios foram transmitidos aos Estados Membros. A exploração desses estudos já levou à elaboração do Acto Uniforme sobre a Mediação, adoptado pelo Conselho de Ministros na sua 45ª sessão realizada em Conakry (na Guiné-Conakry) nos dias 23 e 24 de Novembro de 2017. O processo está em curso; com a inauguração iminente do projecto de uma regulamentação comum sobre o factoring (cedência de créditos).

Benin Burkina Faso Cameroon RCA Comores Congo Ivory Coast Niger Sénégal Guinée Conakry Equatorial Guinee Mali Gabon Guinée Bissau Democratic Republic of Congo Tchad Togo >>>>>>>>>>